Pular para o conteúdo principal

Tinta Epóxi: Veja como aplicar Tinta Epóxi em Aço e Ferro – passo a passo

O artigo de hoje vai ser dedicado para aqueles que querem aprender como aplicar tinta epóxi em ferro ou aço. Aqui você vai aprender passo a passo para preparar e aplicar a tinta epóxi da melhor forma em qualquer peça de ferro ou aço, além de saber um pouco mais sobre o que é tinta epóxi, características e as vantagens de usá-la para pintar ferro. acompanhe

Ferro e aço são basicamente as mesmas coisas, certo? Errado! O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono. Esta mistura é produzida em usinas siderúrgicas. Na realidade, as peças de aço são chamadas de ferro no mercado em geral. O ferro puro tem propriedades que dificultam o trabalho dos mecânicos e, portanto, é mais comum encontrarmos no mercado o aço; tanto na indústria como no comércio.

Portões, grades, armários e outros artefatos de “ferro”, na realidade são de aço. Bem, agora que esta questão foi esclarecida, vamos aprender a como aplicar tinta epóxi no aço.

Passo a passo de como como aplicar tinta epóxi em ferro ou aço

Seguindo esses 4 passos, é possível obter resultados muito bons e duradouros com a tinta epóxi:

1. Limpeza da superfície

Antes de tudo, a peça precisa ser limpa de maneira que toda gordura, óleo, graxa, limo, sal e ferrugem seja removida. Caso a peça seja nova e estiver com a carepa de laminação, esta última também deve ser removida. Para esta limpeza, você precisará de algumas ferramentas:

Ferramentas manuais

  • Lixa
  • Espátula
  • Raspador de Tinta
  • Escovas de aço ou latão

Ferramentas mecânicas

  • Lixadeira Elétrica para aço ou lixadeira angular
  • Escova Rotativa (essencial para limpar o aço retirando toda a ferrugem), Trinchas e Rolos.
  • Martelete de Agulhas

Acessórios

  • Trinchas
  • Rolo de tinta
  • Pistola de tinta

Se a peça estiver com pintura antiga, limpe a superfície com água e detergente, remova todo o detergente com água potável e seque bem a peça.

2. Promova aderência

Lixe levemente a peça para torná-la opaca. Remova todo o pó e limpe com um pano embebido em solvente de limpeza.

3. Aplique a Tinta Epóxi de acabamento

O acabamento pode ser uma demão a mais do que a primeira demão aplicada se a peça não estiver exposta ao exterior, ao sol e à chuva.

Se a peça for exposta ao sol e à chuva, aplicar 1 a 2 demãos (dependendo da aparência) de tinta de poliuretano resistente às intempéries.

Oque é a tinta epóxi?

Frequentemente utilizada na área de construção civil e industrial, a tinta epóxi é uma resina plástica impermeável, durável e fácil de aplicar.

É uma tinta que possui 2 componentes; e por conta disso é disponibilizada em 2 embalagens: uma contendo a resina epóxi e a outra com o agente de cura, conhecido no mercado como catalizador ou endurecedor.

O agente catalizador pode ser de 2 tipos: poliamina ou poliamida. O primeiro apresenta uma alta resistência aos produtos químicos. Já as tintas epoxídicas catalizadas com poliamida, por outro lado, possui uma maior resistência à água e são, portanto, adequadas para ambientes muito úmidos ou para imersão constante em água. São mais flexíveis do que as tintas curadas com poliamina e são igualmente resistentes aos produtos químicos; porém inferior às curadas com poliamina.

Pode ser aplicada com pincel, rolo específico ou pistola; diretamente sobre aço limpo e opaco e favorece uma excelente aderência, além de ser um excelente protetor do aço contra corrosão ou ferrugem, graças ao mecanismo de proteção anticorrosivo.

Para que serve atinta epóxi

Ao ser aplicada no aço, sua principal função é protegê-lo da corrosão, promovendo excelente durabilidade, além da aparência visual, que também é muito boa. Além da proteção contra oxidação, uma tinta epóxi dará ao aço uma excelente resistência a produtos químicos, além de ser indicada também para proteger peças de aço em regiões próximas a orla marítima que são muito agressiva para este material, e em regiões de alta umidade.

Em aço, seu principal diferencial é a durabilidade proporcionada pela tinta e por isso é classificada como tinta nobre. A tinta epóxi é aplicada nas condições mais rigorosas e nocivas para o aço, por exemplo em, plataformas de petróleo no mar, ambientes contaminados com produtos químicos diversos e em refinarias de petróleo.

Preparando a Tinta Epóxi

1. Homogeneização do componente 1

Abra a lata ou galão de resina epóxi líquida e misture bem com um misturador ou um pedaço de madeira limpa, até ter certeza que não há nada no fundo da lata e que todo o pigmento foi incorporado à tinta e que sua cor e aparência são completamente homogêneas.

2. Homogeneização do componente 2

Abra a lata de endurecedor e homogeneíze da mesma forma como fez com a primeira lata de tinta.

3. Mistura da tinta com o endurecedor

Misturar a tinta com o catalisador na proporção indicada descrito na embalagem da tinta epóxi. Se você planeja preparar todo o galão de uma só vez, simplesmente misture todo o conteúdo da tinta com todo o conteúdo do catalisador. Mas se você estiver preparando uma pequena quantidade, você deve usar um recipiente limpo de metal ou vidro que você pode descartar após o uso, ou usá-lo sempre para a mesma finalidade: medir a tinta. Marcar um tamanho de referência (por exemplo, meia lata de 200g).

Considerando que a tinta que você comprou deve ser preparada na proporção de 3:1, 3 partes de tinta epóxi para 1 parte de endurecedor. Num outro recipiente limpo, adicione 3 medidas de tinta epóxi e 1 medida de endurecedor. Misture bem até que a tinta esteja completamente homogênea. Se necessário, adicione o diluente sem exceder a quantidade máxima indicada pelo fabricante. Espere até que o tempo de indução comece a pintar. Aguarde o tempo de indução para iniciar a pintura.

Onde posso comprar Tinta Epóxi?

Com duas décadas de experiência, a Tulon tintas é especializada em tintas industrial, e uma das suas principais linha industrial é a Tinta Epóxi. Com atendimento a empresas das indústrias de mineração, energia, fundição, siderúrgica, náutica, naval, saneamento, papel celulose, petróleo, gás, petroquímica e química, em todo território nacional, a Tulon Tintas oferece atendimento personalizado e especializado, cumprindo normas vigentes nacionais e internacionais e garantindo ao cliente um serviço seguro e de qualidade.

  • Para mais informações de produtos e orçamento
    Ligue para (11) 3608-6218 ou clique aqui e entre em contato por email.

Fique por dentro de mais guias informativos como este, Curta nossa página no Facebook e Siga-nos no Twitter e Instagram.

Leia também
Aprenda a pintar madeira corretamente: passo a passo completo

The post Tinta Epóxi: Veja como aplicar Tinta Epóxi em Aço e Ferro – passo a passo appeared first on Tulon Tintas - Indústria de Tintas.



from WordPress https://ift.tt/2OcEo41
via IFTTT https://ift.tt/eA8V8J

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como Pintar qualquer Peça de Ferro em apenas 4 Etapas simples

Então, se você está interessado em descobrir mais sobre como pintar qualquer peça de ferro que está com a aparência velha e enferrujado, você veio ao lugar certo. Continue a leitura e aprenda como recuperar qualquer peça de ferro enferrujado de forma fácil. As peças de ferro são bastante utilizadas em situações que requerem resistência, durabilidade e peso suportado, como por exemplo um banco de praça para sentar ou uma grade de proteção e, principalmente onde existe a necessidade de segurança como portas ou janelas. Por conta de sua excelente resistência mecânica, fácil soldagem, baixo custo, os materiais em ferro são muito utilizados em diversas áreas como construções, estruturas metálicas, automotiva e muitos outros. No entanto, apesar de suas qualidades, um dos únicos pontos negativos do ferro é a fácil tendência de enferrujarem. Nada é perfeito; temos sempre que considerar os prós e os contras. Devido a sua tendência natural em criar ferrugem (resultado da oxidação do ferro dev...

Como utilizar a Pistola para Pintar: passo a passo explicativo

Se você está interessado em aprender sobre como Pintar com Pistola , então recomendo que você leia este artigo até o final pois ele foi feito pra você! De uso fácil e prático, a pintura com pistola proporciona um acabamento mais liso, brilhante e homogêneo, se comparado com a pintura convencional com rolo. A pintura com pistola é indicada para grande áreas com menos complexidade geométrica; ou seja, em superfícies planas como paredes por exemplo. Porém, é um método de aplicação de tinta altamente produtivo, por isso é inviável investir em uma pistola de pintura afim de reduzir o serviço. No entanto, hoje em dia, é possível encontrar no mercado pistolas elétricas para pintura a preços muito acessíveis e que não requerem um compressor de ar. Basicamente, existem no mercado 2 tipos de pistola, diferenciando-se apenas a fonte de energia necessária para funcionar: as que são alimentadas com corrente elétrica; pistola elétrica e as que são alimentadas com ar comprimido necessitando apena...