Então, se você está interessado em descobrir mais sobre como pintar qualquer peça de ferro que está com a aparência velha e enferrujado, você veio ao lugar certo. Continue a leitura e aprenda como recuperar qualquer peça de ferro enferrujado de forma fácil.
As peças de ferro são bastante utilizadas em situações que requerem resistência, durabilidade e peso suportado, como por exemplo um banco de praça para sentar ou uma grade de proteção e, principalmente onde existe a necessidade de segurança como portas ou janelas.
Por conta de sua excelente resistência mecânica, fácil soldagem, baixo custo, os materiais em ferro são muito utilizados em diversas áreas como construções, estruturas metálicas, automotiva e muitos outros. No entanto, apesar de suas qualidades, um dos únicos pontos negativos do ferro é a fácil tendência de enferrujarem.
Nada é perfeito; temos sempre que considerar os prós e os contras. Devido a sua tendência natural em criar ferrugem (resultado da oxidação do ferro devido ao contato com o oxigênio), a manutenção é sempre necessária para que sejam mantidas as suas várias características positivas e por isso é fundamental saber como pintar ferro enferrujado.
Aprenda com 4 etapas simples de como pintar qualquer peça de ferro enferrujado
Abaixo, vou mostrar 4 etapas que você deve seguir na ordem correta, afim de garantir uma boa manutenção e transformar o aspecto velho e enferrujado em uma peça nova e bem cuidada.
1. Remoção da ferrugem do ferro
Elimine qualquer partícula de tinta que se solte do ferro com auxilio de uma espátula ou um raspador. Remova toda a ferrugem com lixa, uma escova de aço ou uma lixadeira eléctrica, se tiver uma.
A tinta que está bem fixada, não precisa ser retirada. Após a remoção total da ferrugem e da tinta solta, chegou a hora de lixar. Faça um lixamento total na peça usando lixa própria para ferro. A peça precisa ter aspecto fosco logo após o término do tratamento. Se escolheu deixar a tinta antiga bem aderida, o brilho da tinta; se houver; deve ser removido com o lixamento.
2. Limpeza
Elimine todo o pó gerado pelo lixamento com um pano limpo e seco, aspirador ou outro equipamento que tenha em mãos e que seja adequado para esta remoção. Caso você note a presença de óleo ou graxa, procure remover com ajuda de um solvente ou detergente. Caso opte pelo detergente, enxague com bastante água para remove-lo completamente e seque imediatamente para evitar formação de mais ferrugem.
Após a finalização da limpeza, a peça precisa estar fosca, limpa, seca, e livre de poeira, óleo, graxa, sais, pontos de corrosão ou qualquer outro resíduo de sujeira.
Se você tem interesse em fazer a pintura em um portão de ferro, leia também o artigo “Veja como pintar portões de ferro”. Nele você vai aprender a como pintar portão de ferro e deixa-los com acabamento perfeito.
3. Aplicando a tinta de fundo para ferro
Aplique a tinta de fundo nas áreas em que o ferro vai ficar exposto. A aplicação deve ser feita no mesmo dia em que a ferrugem foi removida. Não deixe para fazer isso no dia seguinte, pois pode correr o risco de encontrar a peça com ferrugem novamente ou com pontos pretos.
Aplique uma generosa camada de tinta onde o ferro foi exposto. Após o tempo de repintura (o tempo é informado na embalagem do produto), aplique abundantemente outra camada de tinta de fundo em todas as áreas da peça mais propensas à ferrugem.
Repetidamente, se você está fazendo o pré tratamento para pintar o portão de ferro enferrujado, como grades onde existem várias áreas de solda, aplique uma demão bem caprichada de tinta de fundo nas respectivas áreas.
4. Aplicando a tinta de acabamento
Uma vez passado o tempo de reaplicação da tinta de fundo, faça um breve lixamento, afim de garantir a aderência da tinta de acabamento na tinta de fundo.
Retire toda a poeira gerada pelo lixamento, logo em seguida aplique duas demãos da tinta de acabamento. Lembre-se de verificar o tempo que você deve aguardar entre as demãos da tinta de acabamento.
Conclusão: Como pintar ferro enferrujado
Enfim, no artigo de hoje, você aprendeu como pintar qualquer peça de ferro em apenas 4 etapas, começando com a remoção total da ferrugem. E logo depois falei sobre limpeza descrevendo todos os passos necessários para garantir a remoção total das impurezas para dar inicio a pintura. E por fim, nas etapas 3 e 4, falei da aplicação das tintas de fundo e de acabamento.
Para finalizar com chave de ouro, deixo aqui algumas dicas bônus:
- Compre tintas de fundo e de acabamento do mesmo fabricante para evitar problemas futuros como a incompatibilidade entre tintas.
- Use sempre equipamentos de proteção. Para o trabalho de pintura, é recomendado que você utilize máscara com proteção a poeira e solventes orgânicos, luvas e óculos de seguranças. Trabalhe usando calças compridas e blusas de mangas longas para evitar o contato de produtos químicos na pele.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou quiser fazer uma pergunta, por favor, escreva no campo de comentários abaixo ou Entre em Contato conosco. Terei um imenso prazer em ajuda você!
Créditos de imagem: Pixabay.com, Freepik.com, Shutterstock.com
The post Aprenda como Pintar qualquer Peça de Ferro em apenas 4 Etapas simples appeared first on Tulon Tintas - Indústria de Tintas.
from WordPress https://ift.tt/2InlTpA
via IFTTT https://ift.tt/39tswmk
Comentários
Postar um comentário